quarta-feira, janeiro 17, 2007

Worthless

Quando esse sentimento faz bem pra uma relação e quando ele rompe a barreira da sanidade?

Sentir ciúme é uma coisa extremamente normal para qualquer pessoa. Temos de nossas coisas, da família, do animal de estimação, da estimada coleção de revistas em quadrinhos. Mas será que sempre é sadio sentir ciúme?

A poucos minutos tive uma discussão com meu namorado, breve, mas um tanto esclarecedora. Não me lembro o assunto que conversávamos, mas de repente surgiu o assunto que tanto nos perturba, ciúme. Eu dizia que me sentiria ofendido em vê-lo com outra pessoa, mesmo sob meu consentimento, mas ele, não se felizmente ou infelizmente, não achava o mesmo. Não sei se essa divergência de opiniões se da pela diferença de idade e de experiência, mas ela me incomoda profundamente.

-Na minha opinião: Só se sente ciúme do que se gosta. Ele não é nada mais, nada menos, que a expressão do amor por algo ou alguém, quando se sente ameaçado.

-Na opinião dele: Ciúme é o medo de perder algo que se tenha posse.

Não acho o ciúme ofensivo, a não ser em suas formas mais radicais, tais que levam pessoas a cometerem crimes terríveis. Mas o que levaria uma pessoa a dizer que a pessoa que se ama sente ciúmes doentios, simplesmente porque não ignora completamente o seu passado. Você sentiria ciúmes se seu namorado falasse constantemente de um(a) ex-namorada? Será que realmente é doentio expressar o amor na sua forma mais agressiva?

Bem, eu não sei ao certo, mas como já disse, acho o ciúme essencial para um bom relacionamento. Pois ninguém gostaria de sentir que não é importante para quem se ama.

No geral, sem ciúme, seu parceiro pode se sentir totalmente sem valos algum.

Nenhum comentário: